Alguns dos melhores filmes dos anos 80



Selecionar os maiores filmes dos anos 1980 não é fácil. Foi uma década que deu ao mundo tudo: de O Iluminado a Os Goonies, três Indiana Jones e nada menos que cinco A Hora do Pesadelo. Os dois capítulos finais da trilogia original de Star Wars fizeram muito sucesso e “Weird Al” Yankovic fez um filmeco chamado TV Pirada. 

Puristas do cinema podem argumentar que os anos 1970 e até os anos 1990 foram períodos melhores para os filmes, mas quantos bons longas Corey Haim e Corey Feldman fizeram juntos nessas décadas? 

Os leitores da Rolling Stone EUA votaram nos filmes favoritos deles dos anos 1980 e o resultado está exibido a seguir. fonteRevista Rolling Stones



Mulher Nota Mil 

Dois nerds fazem a garota dos seus sonhos no computador. O filme inspirou Manequim – A Magia do Amor e a série de TV de mesmo nome, no meio dos anos 1990, que teve atuação de Vanessa Angel.




Os Aventureiros do Bairro Proibido 



Kurt Russell resgata uma garota em perigo de um grupo de capangas na Chinatown de São Francisco. Inspirou Um Salto Para a Felicidade e Captain Ron.


O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas 

O grupo de atores “Brat Pack” participa do filme interpretando uma turma de adolescentes que se forma na escola e encara um futuro incerto. Serviu de base para Vida de Solteiro e Caindo na Real.




A Garota de Rosa – Shocking 

Molly Ringwald, classe média, estudante do ensino médio, se apaixona por um cara rico e não percebe que seu estúpido melhor amigo está completamente apaixonado por ela. Inspirou Ela é Demais e muitas das cenas mais engraçadas de Não é Mais um Besteirol Americano.




Scarface 

Tony Montana é um cubano refugiado que vai a Miami e se torna um traficante de drogas incrivelmente próspero e rico. 

Inspirou Profissão de Risco, inúmeras canções de rap e um episódio particularmente interessante de South Park, no qual Cartman vende frangos ilegais da rede fast-food KFC nas ruas, como cocaína.




Nascido Para Matar 

A obra-prima de Stanley Kubrick sobre a guerra do Vietnã mostra a Marinha dos Estados Unidos indo a um acampamento particularmente diabólico, antes de serem mandados a uma guerra ainda mais infernal. 

Deu origem a um milhão de sketchs de comedia sobre o comportamento abusivo de sargentos mandões.




Duro de Matar 

O policial de Nova York John McClane está tendo noite tranquila quando terroristas invadem o edifício onde sua esposa trabalha, em Los Angeles. 

Influenciou Velocidade Máxima, A Força em Alerta, sequências cada vez piores e todos os outros filmes de ação a lotar os cinemas no último quarto de século.



O Iluminado 

Nessa adaptação extremamente perturbadora do clássico de Stephen King, um pai fica completamente louco quando se vê preso em um hotel no Colorado para passar o inverno com a família. 

Deu origem a várias teorias excêntricas sobre o que o filme realmente queria dizer e a uma minissérie de seis horas drasticamente inferior, em 1997, com o ator Stephen Weber.




Vidas Sem Rumo 

O grupo de atores “Brat Pack” apareceu pela primeira vez neste drama sobre o amadurecimento de 1983, com Tom Cruise, Matt Dillon, Rob Lowe, Emilio Estevez, Patrick Swayze e Ralph Macchio. 

Abriu caminho para Negócio Arriscado, Karatê Kid - A Hora da Verdade e Clube dos Cinco.




Os Garotos Perdidos 

Corey Haim e Corey Feldman se aliam para lutar contra uma gangue de vampiros adolescentes em Los Angeles. 

Inspirou Sem Licença para Dirigir, péssimas sequências em DVD e muita cocaína.




Purple Rain 

Prince interpreta uma versão fictícia de si mesmo neste clássico cult que sempre prova que Prince é muito melhor como cantor do que como ator. 

Deu origem a Sob O Luar da Primavera e o frequentemente esquecido Graffiti Bridge, uma sequência de Purple Rain de 1990.




Os Goonies 

Um grupo de amigos adolescentes se veem em uma busca por ouro de piratas do século 17, enquanto lutam para salvar sua cidade de desenvolvedores gananciosos. 

Serviu de inspiração para Super 8 e sonhos intermináveis de garotos sobre uma sequência que nunca vai acontecer.




Gatinhos e Gatões 

A rainha teen dos anos 1980 Molly Ringwald tem que aguentar um terrível aniversário de 16 anos, uma queda por um garanhão e um estudante de intercambio asiático chamado Long Duk Dong, que parece ter saído de uma apresentação antiga do Jerry Lewis. 

Abriu caminho para Gatinhos e Gatões, As Patricinhas de Beverly Hills e racismo.




Repo Man 

A Onda Punk Michael Nesmith (o Monkee no chapéu verde de lã) produziu essa ficção científica comédia tremendamente boa, estrelando Harry Dean Stanton e Emilio Estevez. 

Deu origem a Repo Chick, uma desastrosa sequência semi-oficial em DVD, de 2009, e a turnê de reunião dos Monkees.




Amadeus 

Viena do século 18 nunca pareceu tanto com Los Angeles dos anos 1980 como nesse bizarro filme de 1984, de Milos Forman, sobre Mozart e Salieri. 

Deu origem a Rock Me Dr. Zaius, talvez a melhor paródia musical da história de Os Simpsons.




Os Caça-Fantasmas 

Quatro homens travam uma guerra contra uma Nova York cada vez mais assombrada. 

Deu origem a Os Caça-Fantasmas 2 e mais artigos na internet sobre um possível terceiro filme do que qualquer outro assunto na história da humanidade.




Picardias Estudantis 

Cameron Crowe, da Rolling Stone EUA, escreveu esse clássico de 1982 sobre um grupo de colegiais veteranos que têm que aguentar humilhações insuportáveis em San Diego. 

Deu origem a um spin-off de vida curta na TV, toda a carreira de Sean Penn e milhões de garotos rebobinando diversas vezes a famosa cena de Phoebe Cates tomando banho até a fita entrar em chamas.




Curtindo a Vida Adoidado 

A criança mais popular do mundo tira um dia de folga da escola com sua namorada e seu melhor amigo, que é emocionalmente sensível. Deu origem à serie de TV Parker Lewis e um comercial recente da Honda – isso é o mais próximo de uma sequência que vamos chegar.




Os Caçadores da Arca Perdida 

Em 1936, um professor de arqueologia viaja o mundo e luta contra nazistas enquanto procura a mítica Arca Perdida. 

Inspirou uma bela sequência, outra sequência que nós amamos quando crianças e outra que preferimos esquecer.





Conta Comigo 

Rob Reiner adaptou esse romance de Stephen King sobre quatro amigos que encontram um cadáver em uma longa caminhada. 

Influenciou Um Sonho de Liberdade e O Aprendiz, ambos adaptados da coleção de romances de King de 1982, Different Seasons




Blade Runner – O Caçador de Andróides 

Harrison Ford caça robôs com aparência humana em uma sociedade decadente de Los Angeles, no distante ano de 2019. 

Abriu caminho para Johnny Mnemonic – O Cyborg do Futuro, Matrix, O Exterminador do Futuro e intermináveis debates sobre Harrison Ford ser ou não um robô (muitas pessoas acham que ele era).




Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca 

Muitos fãs consideram essa sequência de Star Wars o melhor filme da franquia. 

Deu origem a S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço e O Império (do Besteirol) Contra-Ataca





De Volta para o Futuro 

Um adolescente de 1985 volta ao ano de 1955 e batalha contra as investidas agressivas de sua mãe, enquanto tenta retornar ao seu tempo sem distorcer a linha do tempo. 

Deu origem a uma boa sequência, um terceiro filme injustamente maligno, uma série em quadrinhos, um passeio agradável pelos estúdios da Universal e cem bilhões de discussões noturnas sobre viagem no tempo.



Clube dos Cinco 

Um grupo de colegiais totalmente diferentes entre si são forçados a lidar uns com os outros quando são trancados na escola por uma detenção de sábado. 

Possibilitou com ao Simple Minds fazer shows nos Estados Unidos até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário