Músicas dos anos 70 - Billy Paul aqui no BLOG Passeio ao Passado

Billy Paul  (nascido Paul Williams; Filadélfia, 1 de dezembro de 1934 — Blackwood, 24 de abril de 2016) foi um cantor de soul estadunidense, vencedor do Grammy, mais conhecido por seu single, 1º lugar nas paradas, "Me and Mrs. Jones", assim como o álbum de 1973 e o single "War of the Gods", que combina os estilos pop mais convencional, soul e funk com influências de estilos de música eletrônica e psicodélica. Ele é normalmente identificado por seu estilo vocal diverso que varia de um soul suave para uma voz um estilo baixo e rouco.
Nascido e criado na Philadelphia, Pensilvania, Paul começou sua carreira quando tinha doze anos, aparecendo em programas de rádio local. Ouvindo em casa a coleção de sua família de 78s, Paul começou a desenvolver um estilo vocal que viria a incorporar traços de jazz, R&B e pop.

Realizou algumas gravações durante a década de 1950, mas só despontou como vocalista de R&B na década de 1970. Paul foi aluno da Temple University, West Filadélfia Music School, e da Escola de Música Granoff, estudando treinamento vocal formal. Trocando da música rock para o soul e para as baladas pop, ele logo se tornou conhecido através de suas apresentações no circuito underground musical, na Filadélfia. A popularidade de Paul cresceu e o levou a aparições em clubes e em campi universitários a nível nacional. Isto levou a novas oportunidades, a partir de então, onde apareceu em concertos com nomes como Charlie Parker, Dinah Washington, Nina Simone, Miles Davis, The Impressions, Sammy Davis, Jr. e Roberta Flack.


Paul formou um trio e gravou seu primeiro disco, "Why Am I" para a Jubilee Records antes de ser convocado para as forças armadas. Após a sua baixa do serviço militar, gravou seu primeiro álbum no estilo soul da Filadélfia, Feeling Good at the Cadillac Club combinando Billy Paul com canções de Gamble e Huff e foi lançado pelo selo Gamble. Este foi seguido por Ebony Woman, uma versão mais comercial com Gamble & Huff. Seu primeiro sucesso veio com "Ebony Woman" - que já havia sido gravada anteriormente, em 1959, mas não tinha vingado -, no disco homônimo de 1970, que lhe rendeu um contrato com a gravadora Philadelphia International. Dois anos depois, emplacava o sucesso que virou sua marca, "Me & Mrs. Jones", no primeiro posto das paradas de R&B. A música fazia parte do LP 360 Degrees of Billy Paul, um disco que vendeu bem no Brasil durante toda a década de 1970.

Em 1973, Thanks for Saving My Life, do álbum War of the Gods, repetiu o feito, com seu estilo elegante, porém arrebatado. O álbum contém ainda Only the Strong Survive e uma versão de "Your Song" de Elton John.


O disco ao vivo Live in Europe (1974) revelava as inclinações jazzísticas cultivadas em meio ao baladismo de seu repertório. Vieram depois os álbuns When Love is New, Got My Head on Straight, Let 'Em In, Only The Strong Survive? cuja faixa-título ficou como um clássico da disco music - e First Class. Após seis anos sem gravar, voltou com Lately (1985), que incluía "Sexual Therapy", claramente inspirada no clássico de Marvin Gaye, "Sexual Healing". Em 1989, depois de Wide Open, Billy Paul anunciou a aposentadoria e se limitou a realizar apresentações nostálgicas pelo mundo, incluindo o Brasil, onde esteve por várias oportunidades. Em 1996, saiu o CD Very Best Of e, em 2000, Live: World Tour.

Em 1974, Billy tentou chocar novamente, desta vez, sem sucesso, com o seu disco seguinte, Am I Black Enough for You? (Sou negro o bastante para você?); nenhuma rádio quis tocar a música, e foi um fracasso total. No mesmo ano, ele retoma sua posição de hitmaker com mais um sucesso, quase uma ironia, Thanks for Saving My Life, a música ficou entre as dez mais tocadas da parada soul.


Paul continuou a trabalhar e a gravar durante os anos 1980, sem muita projeção, apesar de fazer relativo êxito no Brasil com a balada Amanhã que é um sucesso de Sandra de Sá. Pelo selo Total Experience, Billy lançou o álbum Lately em 1985. Em Londres, 1989, anunciou sua aposentadoria. Depois disso continuou fazendo turnês e apresentando-se em clubes. Em 2000, saiu o álbum ao vivo, Live World Tour.

Em 2003, Billy Paul entrou numa disputa judicial com seus antigos amigos Gamble e Huff, pelos direitos da reprodução do sucesso, Me and Mrs. Jones. Ganhou 500.000 dólares no processo, por royalties que não haviam sido pagos desde a época do lançamento do hit. Seu mais recente disco lançado foi em 2005, Live, com uma coletânea dos seus sucessos da carreira.

Tem um carinho muito grande pelo Brasil, vindo quase todo ano para tocar no país. Durante sua estada em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, é comum vê-lo frequentando bares da cidade como uma pessoa dentre muitas outras.

Realizou em Fortaleza, no dia 1 de janeiro de 2013, um show no réveillon, onde tocou após a virada do ano.

Faleceu em 24 de abril de 2016, devido a problemas de saúde, causados por um câncer pancreático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário